Fevereiro 07, 2025
Caramba. Nem sei bem por onde começar esta review, mas estou genuinamente feliz por este livro ter sido publicado e por o ter lido.
Primeiro, já tinha lido "Aqui Dentro Faz Muito Barulho" e fiquei fã da escrita de Bruno Nogueira. Acabei por seguir as suas crónicas para a revista Sábado e, se ainda não acompanham, recomendo vivamente.
Provavelmente não é uma opinião unânime, mas para mim é dos melhores humoristas portugueses. No entanto, o que cultivou em mim uma tremenda admiração pela sua pessoa é o quão humano consegue ser. Não sou humorista, nem percebo muito sobre o assunto, mas acredito que para se ser um bem sucedido é preciso ter um conhecimento fora de série, não se levar demasiado a sério e ter um coração gigante. Para mim, o Bruno Nogueira faz check em todos.
Neste livro, o aspeto que mais se destaca - para além do conhecimento fora de série - é o coração gigante. São 46 crónicas escritas de uma maneira sublime e tão, tão humana que é impossível alguém, em algum momento, não se identificar com o que é dito.
O autor explora múltiplos temas da atualidade e debruça-se sobre eles com a sensatez de quem sabe que sabe, mas que põe o ego da sabedoria de lado, dando destaque ao seu objetivo primário: informar, contextualizar e provocar introspeção.
Todos sofremos de dores crónicas. Algumas mais sofríveis do que outras. O próprio Bruno revela as que mais lhe custam através da profundidade das palavras que usa para as explorar. Eu própria sofro de algumas das suas dores. Outras, sei que ainda irei descobrir.
Espero que nos continue a brindar com estas belíssimas crónicas - mal posso esperar pelo próximo livro!